Diretoria Mandato 2022 - 2026

Nome Cargo
Rúbio Alves de Oliveira
Presidente
Gilmar Lourenço
Vice-Presidente
Cesar Teixeira
Secretário
Wilson Figueiredo de Oliveira
2º Secretário
Júlio César Maciel
Tesoureiro
Adilson Avelino de Souza
2º Tesoureiro
Moacir Leal de Oliveira
Diretor Social
Nossa História

Em 07 de dezembro de 1946 foi fundada por um grupo de idealistas, liderados por Laudenyro de Oliveira Brito, então vendedor da empresa Moinho Inglês, a Associação Profissional dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio no Estado de Minas Gerais.

Posteriormente, em 31 de julho de 1950, a então Associação se transformou em Sindicato dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio no Estado de Minas Gerais, sob a presidência do Sr. Álvaro Alberto da Gama Cerqueira.

Os anos vão se passando e com eles o desenvolvimento do Sindicato, sempre focado na defesa dos interesses da Categoria Profissional, sob o comando firme e austero dos dirigentes da época.

Hoje o Sindicato está instalado em sua Sede Social própria, inaugurada em 1983, adquirida na administração do então saudoso Presidente, o Sr. Giovanni Greco, com apoio da Federação Nacional dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio (FENAVENPRO).

Atualmente o Sindicato PROPAGAVENDE é administrado sob a presidência do Sr. Rúbio Alves de Oliveira.

Resolutamente fiel aos deveres sindicais, realizamos Convenções Coletivas e Acordos Coletivos de Trabalho, conquistando os mais expressivos aumentos salariais para a categoria.

O Sindicato oferece aos seus associados e também aos associados aposentados e seus respectivos dependentes legais, assistência médica e odontológica, convênio com clínicas integradas e assessoria jurídica com 01 (um) advogado na área Trabalhista.

Filiado à
FENAVENPRO

O Propagavende representa a Categoria Diferenciada de Vendedores Viajantes do Comércio no Estado de Minas Gerais, Vendedores Externos, Vendedores Pracistas e assemelhados, embora sob outras denominações, tais como:

  • GERENTES DE VENDAS;
  • SECRETÁRIOS DE VENDAS;
  • PROMOTORES DE VENDAS;
  • DEMONSTRADORES;
  • MOTORISTAS-VENDEDORES;
  • REPOSITORES;
  • AUXILIARES DE VENDAS;
  • CHEFES DE VENDAS.
Função do Sindicato:

O Sindicato é o órgão destinado a promover a defesa dos interesses de uma determinada categoria profissional, com o objetivo de alcançar melhores condições de trabalho.

Principais funções: Representar os interesses da categoria, entre elas, negociação de Convenções Coletivas de Trabalho e de Acordos Coletivos, orientação sobre questões trabalhistas, participação na elaboração da legislação do trabalho, recebimento e encaminhamento de denúncias de trabalhadores e prestar assistência jurídica aos associados.

Acordo ou Convenção Coletiva:

É a solução de conflitos de interesses de categorias (convenção) ou grupos (acordos), em que são estabelecidas as normas e condições de trabalho, regulamentando as condições de trabalho nas relações entre integrantes das categorias e grupos.

Dissídio Coletivo: É o processo judicial destinado a solucionar os conflitos trabalhistas coletivos que envolvem grupos sociais de trabalhadores. O dissídio coletivo define questões salariais (pisos, adicionais, etc.) e, também condições de trabalho, quando não há acordo entre as partes.

Data-Base: É a época em que os representantes dos Sindicatos patronais e de trabalhadores apresentam-se para negociar as cláusulas trabalhistas que regerão por um período de doze meses. A Data-base da Categoria, em geral, dos Vendedores e Viajantes do Comércio e da Indústria, é 1º de setembro.

Na prevalência de Acordo Coletivo esta data-base poderá ser alterada.

Contribuição e taxa:

É por meio da Taxa Negocial / Assistencial e Contribuição Associativa (mensalidade) que o Sindicato se fortalece, garantindo a legitimidade da classe e assegurando todos os benefícios para os associados.

Portanto, as taxas se transformam em uma questão de sobrevivência para o Sindicalismo.

Política de Privacidade | Copyright 2023. Todos os direitos reservados